quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cartão Fidelidade




Cartão Fidelidade

Tenho dedicado grande parte do meu tempo, há quatros anos, a estudar o tal de comportamento. Modestamente cheguei a algumas conclusões. Uma das mais relevantes se resume na seguinte frase:

“Enfim, no caminho das minhas andanças, encontro diferenças, sim, mas muito mais semelhanças”.

Pois bem, dentre as maiores motivações do ser humano está a necessidade de ser reconhecido. As pessoas vivem pelo reconhecimento. Umas das emoções que está diretamente vinculada ao reconhecimento é o orgulho. Não o pejorativo – numa contraposição à humildade – mas o orgulho que significa satisfação, elevado conceito, sentimento de dignidade e superioridade que alguém tem de si próprio. Em todas as áreas da vida os indivíduos querem ser reconhecidos: no trabalho, na família, entre amigos, no círculo social, nas redes sociais virtuais, etc. E também querem se sentir orgulhosos: de si, do que fazem, de como são tratados, do time de futebol e afins.

Com base nessa constatação vejo que uma das principais sacadas de Marketing diz respeito à criação dos clubes de vantagens, fidelidade, milhagens, pontos, bônus, benefícios e assemelhados. Não há um indivíduo sequer que não se sinta totalmente reconhecido e orgulhoso quando recebe um contato de uma empresa comunicando-lhe que a partir de agora ele faz parte de um vantajoso clube exclusivo, para figuras especiais e diferenciadas, proveniente de: telefonia, farmácia, supermercado, lojas, bares, postos de combustíveis, empresas aéreas e por aí vai. Nesse momento o sorriso vai às orelhas e, internamente, ouve-se a própria voz dizendo:

- Puxa, eu realmente mereço isso!

Eis a fórmula da vinculação: quanto mais você usa, mais você se beneficia, mais é reconhecido pela escolha “inteligente” e mais vai se sentindo orgulhoso por esse círculo virtuoso. Incrível o quanto o ser humano se adapta às situações para obter vantagem, mesmo que para isso tenha que aderir a algo com o qual tenha dificuldade de conviver: fidelidade.

Ora, fidelidade é a dedicação a alguém ou a uma coisa, no que se traduz, nesse caso, em ir ao mesmo lugar, consumir o mesmo produto, utilizar o mesmo serviço, a mesma empresa, é tudo no mesmo e/ou na mesma.

Contraditoriamente, quando nos referimos a relacionamento afetivo, a palavra fidelidade cai numa conotação prisional, impeditiva, restritiva (lembre-se que em muitos casos, como os acima referidos, você possui uma cláusula de permanência para usufruir das vantagens).

Impensável aplicar essa cultura numa relação Homem x Mulher, na qual o gênero masculino é costumeiramente – ou injustiçadamente – taxado de ter certa dificuldade em se adequar à fidelidade.

Imaginemos adaptar o Clube de Benefícios entre um casal:

Após o terceiro encontro a mulher anuncia:

- Querido, você acaba de ingressar no meu exclusivo Clube de Vantagens, irá usufruir de benefícios incríveis durante nossa relação! Você foi escolhido, por ser muito especial para mim. Para “gozar” dos benefícios terá que seguir as regras do programa e terá um período mínimo de permanência.

Orgulhoso, o homem pergunta:

- Quais são as regras do programa e qual o prazo de permanência?

No que ela entusiasmada responde:

- Bem, o período de permanência será de dois anos, caso opte por abandonar o clube, deverá arcar com a multa contratual (vide também área de cobertura e restrições). Quanto às regras, fique atento à forma de aquisição dos pontos e nas incríveis vantagens que você passará a receber ao acumulá-los, combinando-os ao tempo de permanência:

Forma de pontuação:

5 pontos: Dizer que me adora, elogios, carinhos e afagos;
- 10 pontos: Pontualidade, sinceridade, criatividade e bom humor;
- 20 pontos: Eventos família, filmes românticos, shopping e badalar;
- 50 pontos: Jantares, passeios, viagens, dizer que me ama;
- 100 pontos: Presentes, jóias, sapatos e bolsas.
- 200 pontos: Surpreender e não esquecer datas importantes.

Benefícios (pontos acumulados/tempo de permanência)

- 100 pontos  ou 1 mês: acesso a beijos ilimitados;
- 500 pontos  ou 3 meses: acesso à relação sexual semanal;
- 1000 pontos ou 1 ano: sexo ilimitado, com  variações;
- 5000 pontos  ou 18 meses: liberado o futebol 1 x por semana;
- 10000 pontos ou 2 anos: pontuação em dobro e ganha de presente uma aliança 18k para usar na mão direita, como reconhecimento de sua fidelidade,  a fim de que possa ostentar o seu orgulho de fazer parte do nosso exclusivo Clube, passando para a categoria Gold Plus Hero.

Ah, se a moda pega!

Não estou, aqui, dando um tiro no pé. Com essa analogia, quis apenas demonstrar, de uma forma simples e leve, o quanto o ser humano convive com suas contradições, revelando uma flexibilidade que poucas vezes percebemos. De igual sorte, deixar claro que o nosso comportamento é norteado pela crença em nossos valores e pelas emoções envolvidas no contexto, ressaltando o quanto as situações se assemelham.

Agora, por favor, se quiser levar a sugestão adiante, pelo amor de Deus, não coloque numeração no Cartão Fidelidade, pois ninguém vai gostar de pegar o seu e ver o número 33, num clube exclusivo...

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